Por Luiz Ugeda – CEO Geocracia | Publicado no site geocracia.com em 20/09/2023
A Geocracia, plataforma pioneira em soluções de geoinformação aplicadas ao Direito, e a Aleve Legaltech Ventures, primeira Venture Builder no cenário jurídico brasileiro, firmaram uma parceria estratégica com foco na expansão dos seus portfólios de negócios. O objetivo é reduzir significativamente o tempo e custo de análise de Due Diligences de terrenos no Brasil, tudo isso aumentando a confiabilidade por meio do uso integrado de metadados públicos e tecnologia de geoinformação.
Depois de êxitos como o desenvolvimento da “Geografia do Voto”, sistema de mapeamento eleitoral para o jornal “O Estado de S. Paulo”, atender demandas territoriais do setor elétrico e ser citada em acórdão europeu em resolução de conflito territorial, a Geocracia capturou a atenção do Conselho Diretor da Aleve, que enxergou uma oportunidade de trazer inovação ao setor jurídico nacional com a ajuda da geoinformação.
Para Priscila Spadinger, CEO da Aleve, “a Geocracia traz, com base em sua infraestrutura de dados espaciais, um acesso à inteligência territorial que já tem sido disruptivo para a comunidade jurídica perceber os riscos associados de milhões de propriedades rurais do país, trazendo uma velocidade de análise de processos administrativos e de due diligences que não havia até então, aliada à produção de notas técnicas com qualidade e assertividade”. Luiz Ugeda, CEO e fundador da Geocracia, destacou a importância desta aliança ao afirmar que “a Aleve permite à Geocracia se inserir em um ecossistema de Legaltechs muito qualificado e atuante. O mercado jurídico é muito tradicional. Consideramos que trazer inovação usando dados espaciais e geoinformação é uma forma eficaz de acelerar nossa solução e contribuir para que o país tenha mais segurança jurídica nas transações imobiliárias”.
A colaboração entre ambas se fundará nas melhores práticas do Direito 4.0., focada em oferecer a realização de due diligences imobiliárias para interessados em adquirir ou gerir terras, trazendo resultados em poucos dias e com baixo custo; e implementar o conceito de “land hunters”, ou seja, identificar quais terras se encaixam para determinadas demandas, principalmente em setores intensivos em território, como o minerário, o energético e o ambiental.Ao fornecer notas técnicas baseadas em um avançado software de dados públicos geolocalizados e geoinformação, a Geocracia Legaltech inovará na forma em que são feitas as due diligences, diminuindo seus custos, tempo e aumentando sua precisão. Caso deseje receber mais informações sobre a solução, envie um e-mail para [email protected].